Homeopatia: NÃO É CIÊNCIA PORRA! A homeopatia é (infelizmente) considerada uma especialidade médica no Brasil, porém qualquer um que estude ...
![]() |
Homeopatia: NÃO É CIÊNCIA PORRA! |
Você disse "apelar pra natureza"? |
Resumo do funcionamento:
O funcionamento da homeopatia se baseia em um princípio chamado “Lei dos Semelhantes” que diz que semelhante cura semelhante, no estilo começar um incêndio para apagar outro, então Samuel decidiu dar algumas pessoas, por exemplo com dor de cabeça, alguma substância que também causa dor de cabeça, diluída em uma quantidade absurda de água, mas obviamente você dar essa substância em uma dose grande só vai fuder mais ainda a pessoa.
História:
A homeopatia atual foi inventada (sim, inventada) no Século XVIII por um médico alemão chamado Samuel Hahnemann, que devo lembrar que é uma época meio merda para qualquer um buscando tratamento médico, uma vez que era muito comum técnicas como a sangria e ingestão de mercúrio, então se imagine nessa época com algum tipo de doença, um médico chega para você e ao invés de cortar o seu braço com uma faca para tirar o seu sangue sem nenhum tipo de anestesia, ele te dá algumas gotas de algo que não tem gosto nem cheiro, bonito não? Isso fez com que a homeopatia se tornasse extremante famosa e que cada vez mais as pessoas quisessem ser tratadas por ela.
![]() |
Porra Alemanha |
O fracasso:
Nos anos 50 foi descoberto o efeito placebo, que “corresponde a um efeito não específico, isto é, a um efeito que não deriva diretamente da ação farmacológica de um dado medicamento. Este efeito é o que resulta, por exemplo, da administração de uma substância farmacologicamente inerte”, portanto você pode ser curado de uma dor de cabeça com pílulas de açúcar, basta você acreditar no tratamento. Após a descoberta deste efeito, vários tratamentos foram submetidos a testes que conseguem demonstrar se algo realmente funciona ou é um placebo, um desses tratamentos foi a homeopatia e (adivinhem) fracassou inúmeras vezes, se mostrando miseravelmente mais eficaz que placebo, o que pode ser explicado pela baixa qualidade de várias pesquisas, acupuntura ou astrologia, falhando em testes duplo-cegos por todo o mundo, ninguém até hoje conseguiu explicar como funcionaria essa lógica de forma satisfatória.
Conclusão:
A homeopatia não é ciência e não deveria ser considerada uma especialidade medica e sim uma crença, ela ser considerada medicina mostra o quanto as pessoas manipulam a realidade em prol de suas crenças pessoais, as pessoas deviam para de acreditar em coisas que aconteceram com o cachorro do amigo da tia da vizinha da prima.
Esse remédio é tão efetivo quanto a homeopatia |
Fontes: