Bem, quando tratamos de universo, falamos de estruturas incríveis e de aglomerados estrelares surpreendentes, um desses aglomerados é nada ...
Bem, quando tratamos de universo, falamos de estruturas incríveis e de aglomerados estrelares surpreendentes, um desses aglomerados é nada mais nada meno que a Grande Nebulosa de Carina.
Não sabe o que é nebulosa? Vou explicar de uma forma simples: "Uma nuvem gigantesca de gases onde nascem estrelas".
Não sabe o que é nebulosa? Vou explicar de uma forma simples: "Uma nuvem gigantesca de gases onde nascem estrelas".
![]() |
Nebulosa de Carina: onde o hidrogênio corre solto! |
Agora que já sabe o que é uma nebulosa, vamos falar sobre Carina.
Carina é um complexo estelar, provavelmente o que trouxe as mais belas fotos do universo pelo Hubble. Ela está de 6,500 a 10,000 anos luz do nosso sistema solar. Mas sabe o que é realmente interessante nessa nebulosa? Os elementos que a compõe, vamos falar um pouco sobre eles:
- Trumpler 14 e 16
- Eta Carinae
- Keyhole Nebula
- Mystic Mountain
Trumpler 14 e 16
São aglomerados de estrelas super brilhantes.
Trumpler 14, localizado a cerca de 8000 anos-luz de distância do centro da nebulosa de Carina. Ele é um aglomerado super novo, cerca de 500 000 mil anos, o que é super novo em termos astronômicos, já que, não sei se você sabe, a nossa querida Terra tem 4.7 bilhões de aninhos.
Trumpler 14 é um gerador de estrelas absurdo, todas elas, extremamente brilhantes e próximas(em termos universais, é claro), são de um tipo de estrela chamado de branco-azul, estas estrelas comem hidrogênio como um gordo come chocolate, e é claro, morrem rapidamente.
![]() |
Esse ó Trumpler 14 provavelmente um dos elementos mais fantásticos dessa nebulosa, se liga na deformação dos gases em voltas das estrelas, perceba na parte inferior na segunda maior estrela da esquerda para direita.
As estrelas de Trumpler 14 arremessam partículas em alta velocidade de suas superfícies, os ventos fortes vão para o espaço, e claro, por estarem em uma nebulosa, aquecem o gás a milhões de graus e provocam intensas rajadas de Raios-X! Esses ventos são tão fortes que deformam as nuvens de gás da nebulosa!
![]() |
Se liga na ondulação nessa parte da Nebulosa, essas ondulações, como expicada, são por causa rajadas estelares. |
Se você achou o Trumpler 14 foda, vai ficar impressionado com o 16, ele está situado dentro do complexo da nebulosa de Carina no braço: Carina-Sagitário, localizado a cerca de 7.500 anos-luz da Terra, é nele que se encontra um dos objetos mais icônicos do universo observável, denominado Eta Carinae(que veremos mais a frente). Os tipos espectrais das estrelas(vou fazer um post para explicar isso, é um tema muito foda) indicam que Trumpler 16 foi formado por uma única onda de formação de estrelas. Por causa da luminosidade extrema das estrelas formadas, seus ventos estelares afastaram as nuvens de poeira. Em alguns milhões de anos, as estrelas mais brilhantes explodiram como supernovas ou hipernovas, dependendo, é claro, como estão localizadas, pois em Trumpler 16, muitas estrelas estão em pares binários.
Eta Carinae
Vista como uma quarta estrela em magnitude, que iluminou consideravelmente durante o período 1837-1856, em um evento conhecido como a grande erupção. Eta Carinae tornou-se a segunda estrela mais brilhante no céu entre 11 e 14 de março de 1843 antes de desaparecer. Tornou-se luminosa de forma consistente desde aproximadamente 1940, com um pico acima da magnitude 4,5 em 2014. Eta Carinae apresenta picos de luz que eu vou explicar mais detalhadamente mais tarde.
Eta Carinae capturada pelo Hubble |
Keyhole de Carina
![]() |
Não sei onde viram um buraco de fechadura, mas tudo bem, essa deve ser uma imagem recente, então deve ter mudado muita coisa. |
Sua aparência mudou significativamente desde que foi observada pela primeira vez, possivelmente devido a mudanças na radiação ionizante de Eta Carinae.
Mystic Mountain
![]() |
Parece um guerreiro em um tigre segurando um raio com jogadores de hockey perseguindo-o. |
E aí cara? Curtiu essa nebulosa insana? Larga aí nos comentários sua opinião e dicas de outras nebulosas e elementos do universo!