Muitas pessoas dizem que “O Brasil devia ter uma bomba atômica”, “Eneas estava certo”, etc, porém poucas sabem as consequências de o Brasil ...
Muitas pessoas dizem que “O Brasil devia ter uma bomba atômica”, “Eneas estava certo”, etc, porém poucas sabem as consequências de o Brasil possuir uma arma nuclear no contexto atual, portanto estou aqui para elucida-los.
1° Quebra de Tratados: O Brasil participa de uma caralhada de tratados e resoluções que proíbem ele de ter ou testar armas nucleares, entre eles temos o Tratado de Tlatelolco, o Tratado de não proliferação de armasnucleares, o Tratado para a Proibição Completa dos Testes Nucleares, a Resolução 1540 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, entre outros, portanto, se o Brasil possuir uma arma nuclear, ele vai criar uma enorme tensão internacional entre os outros signatários.
![]() |
Os países em verde são os signatários do TNP |
2° Início de uma corrida nuclear: Se a maior potência da América latina ignorar tantos tratados e produzir ou comprar uma arma nuclear, todos os nossos amigos latino-americanos começaram também seus programas como forma de proteção ou de simples questão de ir na onda, isso causaria um problema enorme de tensão dentro na América do Sul, já que países que tem um real conflito começariam a desenvolver nucleares, além de que países com a Argentina seriam uma grave a ameaça já que ela é uma rival na área de influência geopolítica brasileira.
3° Quebra da constituição: segundo a constituição de 1988 "toda atividade nuclear em território nacional somente será admitida para fins pacíficos e mediante aprovação do Congresso Nacional”, lembrando que se o próprio país passa por cima da própria constituição, além de fragilizar a política nacional faria a ONU ter o poder de intervir (pior do que aconteceu no caso de Maria da Penha), além de dar uma desculpa para países como os EUA e a URSSRússia tenham uma desculpa para invadir o país.
Pelo que foi visto nesses 3 fatores, não é uma boa ideia o Brasil ter uma bomba nuclear, porém a situação se inverteria caso outra nação mais instável da América resolvesse possuir uma ou acontecesse uma grave mudança na ordem internacional, nessas ocasiões o Brasil deveria possuir uma por uma questão de soberania nacional, já que somos historicamente e atualmente pacíficos.
![]() |
As pequininas Angras,um dos poucos produtos do desenvolvimento nuclear brasileiro |
Curiosidades: O Brasil já teve um programa nuclear secretoentre 1950 e 1990, onde chegamos a ter urânio enriquecido a 20% (suficiente para fazer uma bomba na potência das usadas no Japão em 1945), porém esse programa foi parado pelo ex-presidente Collor em 1990. Atualmente o Brasil é considerado pelos EUA como um país “adormecido”, classificação dada à países que tem capacidade de produzir armas nucleares, mas não produzem.