Por dentro da ética: metaética

Um dos campos mais trabalhados na filosofia moderna é a ética. Existem várias teorias que tentam explica-la, uma delas é a metaética. A meta...

Um dos campos mais trabalhados na filosofia moderna é a ética. Existem várias teorias que tentam explica-la, uma delas é a metaética.
Por dentro da ética: meta-ética - Queimando Neurônios

A metaética é o ramo que procura compreender a natureza das propriedades éticas, declarações, atitudes e julgamentos. Questiona-se como entendemos, sabemos e o que queremos ao dizer que algo é certo ou errado. As questões nessa área são abstratas e se relacionam com uma ampla gama de questões práticas mais específicas.

"Como podemos dizer o que é bom e o que é ruim?"

A metaética tem um laço íntimo com a ética filosófica. Aristóteles já dizia que um conhecimento menos preciso é possível na ética, dependente do hábito e da aculturação. Nessa teoria, não existe a tentativa de avaliar o que é bom, ruim, melhor ou pior, há apenas uma análise.

Umas das maneiras mais simples de categorizar teorias metaéticas é por meio de centralistas e não-centralistas. Para entender essa teoria, é preciso compreender o conceito de "fino" e "grosso" na metaética:
  • Finos: bons, maus, certos e errados;
  • Grossos: corajosos, injustos, justos ou desonestos;
Ambos, centralistas e não-centralistas, concordam que os conceitos finos são mais globais e densos, porém os centralistas afirma que os conceitos finos são antecedentes dos grossos, seriam primários, logo os grossos dependeriam diretamente dos finos. Já os não-centralistas rejeitam esse ponto de visto, e sustentam a ideia de que: finos e grossos estão a par com os outros e até conceitos grossos podem ser suficientes para entender os termos finos.

"Qual o sentido de possuirmos julgamentos morais?"

Algumas teorias sustentam que algumas sentenças morais são verdadeiras, por isso as possuímos.
  • No Realismo moral, tais sentenças são independentes da mente.
  • No Naturalismo ético, propriedades morais são redutíveis ou tem alguma relação com a metafísica, com propriedades inteiramente não éticas. A maioria dos naturalistas éticos sustenta que temos conhecimento empírico das verdades morais.
  • O não-naturalismo ético sustenta que existem propriedades morais objetivas e irredutíveis e que ocasionalmente temos consciência intuitiva de propriedades morais e verdades morais.
  • O subjetivismo ético é uma forma de anti-realismo moral, nele se sustenta que declarações morais são verdadeiras ou falsas pelas atitudes ou convenções das pessoas.

A Teorias dos Erros

Uma forma de anti-realismo ético é a Teoria dos Erros, que diz que: embora afirmações éticas expressem proposições, todas essas proposições são falsas. A teoria dos erros nega que existam verdades morais objetivas.

"Qual a natureza dos julgamentos morais?"

Existem algumas teorias que visam responder essa questão, são elas:
  • Universalistas: que tenta sustentar a ideia de que princípios morais se aplicam a todos os lugares;
  • Relativistas: que tenta sustentar a ideia de que princípios morais se aplicam a diferentes pessoas e sociedades.

"Por que eu deveria ser moral?"

A moralidade é justificada pelo conhecimento moralistas dos fatos morais. Algumas teorias justificam isso, entre elas o Empirismo e o Racionalismo, que sustentam o conhecimento moral como adquirido por um processo, no caso do empirismo de forma sensorial e no Racionalismo de forma racional.

O Intuicionismo ético já é a visão segundo a qual algumas verdades morais podem ser conhecidas sem inferência, logo é fundada em crenças morais.

O Ceticismo moral é o grupo das teorias metaéticas de todos os membros, que implicam que ninguém tem conhecimento moral.

Esse são os conceitos dentro da metaética, o que mais te interessou? Deixe nos comentários sobre!

Fontes:
Internet Encyclopedia of Philosoyphy
Stanford Encyclopedia of Philosophy


    Ciência Simples
  1. Eco
  2. Bio
    Tecnologia
    Sociedade
    Vídeos
Powered by:
Nome

+Bio +Eco +Saúde A Ciência por tŕas Agricultura Arquitetura Artigos Biologia Casts Ciência Ciência Simples Comemoração Crítica Engenharia Ética Filosofia Física Games Geologia Hardware História Humor Infográfico Mundi Oldschool Casts Paleontologia Polêmicas Pop QN CASTS QN NEWS QN NEWS 24h Queimando Bandeiras Queimando Circuitos Química Recomendação Religião Sci News Softwares Tech Tech News Teorias Universo Velharia Vídeos
false
ltr
item
qnpost: Por dentro da ética: metaética
Por dentro da ética: metaética
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguU6MV6cNmYq-6VJLs_QARx5gapVjAs_CQzgK0H2DRqsY_zxB0zR72W7aaYjsrkahadTKDVahhm_ZTQXRNMgnjASshv16kOUbtXGLHeKvqjGqxNRWGB16a2AW3KB9Kh6_UZcQ-Mfm1dIcr/s640/meta+etica.png
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEguU6MV6cNmYq-6VJLs_QARx5gapVjAs_CQzgK0H2DRqsY_zxB0zR72W7aaYjsrkahadTKDVahhm_ZTQXRNMgnjASshv16kOUbtXGLHeKvqjGqxNRWGB16a2AW3KB9Kh6_UZcQ-Mfm1dIcr/s72-c/meta+etica.png
qnpost
https://qnpost.blogspot.com/2017/11/por-dentro-da-etica-metaetica.html
https://qnpost.blogspot.com/
https://qnpost.blogspot.com/
https://qnpost.blogspot.com/2017/11/por-dentro-da-etica-metaetica.html
true
3203272833529341752
UTF-8
Nada Encontrado VER TUDO Leia Mais Replicar Cancelar Réplica Delete Por Inicio PAGINAS POSTS Ver Tudo RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISA TODOS POSTS Nada encontrado Voltar para o inicio Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sabado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Marco Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutors atrás 1 hora atras $$1$$ houras atrás Ontem $$1$$ dias atrás $$1$$ semanas atrás + de 1 mês atrás Followers Follow THIS CONTENT IS PREMIUM Please share to unlock Copy All Code Select All Code All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy