Você já deve ter ouvido falar do risco de uma super erupção em Yellowstone, mas sabe a razão dessa região ser tão geologicamente movimentada...
Você já deve ter ouvido falar do risco de uma super erupção em Yellowstone, mas sabe a razão dessa região ser tão geologicamente movimentada?
A Caldeira de Yellowstone é uma caldeira vulcânica ou mais conhecida como supervulcão. Ela se localiza nos Estados Unidos no parque de Yellowstone. A caldeira se formou nas ultimas super erupções:
A Caldeira de Yellowstone é uma caldeira vulcânica ou mais conhecida como supervulcão. Ela se localiza nos Estados Unidos no parque de Yellowstone. A caldeira se formou nas ultimas super erupções:
- Mesa Falls
- Huckleberry Ridge
- Lava Creek
Huckleberry Ridge
(2,1 milhões de anos atrás)
Mapa demonstrando a extensão da Caldeira do Parque da Ilha em Yellowstone |
Huckleberry Ridge formou a Island Park Caldera que tem um pedaço no Parque de Yellowstosne. Ela atingiu por volta dos 2.500 km³ de extensão, liberou material suficiente para ser pensada como a maior erupção conhecida na história da Caldeira de Yellowstone.
Mesa Falls
(1,3 milhão de anos.)
Essa é uma imagem do Upper Mesa Fall |
Um ciclo de vulcanismo depositou uma camada de rochas e cinzas na região. Esta camada foi comprimida e endurecida ao longo do tempo. Entre 200.000 e 600.000 anos atrás, o rio corroeu um largo cânion que foi posteriormente parcialmente cheio de fluxos de lava basáltica, que é o cânion interno visto hoje.
Lava Creek
(630,000 anos atrás)
Essa é uma imagem dos tufos vulcânicos de Lava Creek, observe a tonalidade das rochas. |
O O Tufo Vulcânico de Lava Creek é uma formação de tufos em Wyoming, Montana e Idaho, criados pela erupção Lava Creek. Esse tufo vulcânico se distribui de forma radial ao redor da caldeira e é formado por 1.000 km³ de ignimbrito(uma tipo de rocha), além do mais, ele se destaca por apresentar cores de cinza claro a vermelho, em alguns locais.
Um evento recente
Podemos dizer que o vulcanismo em Yellowstone é recente, já que 2,1 milhões de anos na escala de idade da Terra é praticamente nada(a Terra tem mais de 4,5 bilhões de anos). Essa região nos últimos 18 milhões de anos(ainda é pouco tempo) sofreu muitas erupções vulcânicas e inundações, não de água, mas de lava basáltica!
Pelo menos uma dezena das erupções eram tão intensas que podemos classifica-las como supererupções. As erupções vulcânicas muitas vezes são tão intensas e massivas que esvaziam as câmaras de magma com tanta rapidez que colapsam a terra que há acima delas, assim, se formam depressões, que chamamos de caldeira.
O termo "supervulcão" é usado para descrever campos vulcânicos que geram erupções vulcânicas de tamanho muito grande. Assim, o Supervulcão de Yellowstone é o campo vulcânico que produziu as últimas três supererupções de Yellowstone.
Os eventos atuais
A Terra não para, e Yellowstone continua muita ativo. Atualmente os eventos vulcânicos estão diretamente ligados a geysers e outros elementos que denominamos de aberturas geotérmicas.
As a atividades geotérmicas contínuas e vulcânicas se resultam de um bolsão de magma abaixo da superfície da caldeira.
Este magma contem gases que estão dissolvidos e retidos pela pressão, se a pressão for liberada por algum deslocamento geológico, alguns gases saem e fazem o magma se expandir, causando uma reação em cadeia, se a expansão resultar em um alivio da pressão, por exemplo com a expulsão de matéria da crosta, o resultado é uma explosão gasosa.
Exemplificando o bolsão de magma. |
O Planalto de Yellowstone por exemplo, é observado de perto, já que a cada ano ele afunda 1,5 centímetro! Entre 2004 e 2008 o afundamento aumentou, passando de 1,5 cm por ano para 7,6 cm.
Muitos se perguntam se Yellowstone está prestes a "explodir" novamente, porém, de acordo com os geólogos que monitoram o parque, saber isso é impossível, já que todos os eventos que ocorreram em Yellowstone ocorreram "aleatoriamente", portando, não podem ser previstos com precisão, e pelas análises atuais, Yellowstone não parece ser uma ameaça.
E aí leitor? Curtiu ler um pouco mais sobre o vulcanismo em Yellowstone? Tem medo de uma supererupção? Solte aí nos comentários!
Resumão de: O vulcanismo de Yellowstone, por que é tão intenso?
- A Caldeira de Yellowstone foi formada principalmente por 3 granes erupções: Lava Creek, Huckleberry Ridge e Mesa Falls;
- Podemos dizer que os eventos na região são recentes, ocorrerão a partir de 2,1 milhões de anos
- Yellowstone se encontra em cima de um bolsão de magma;
- Qualquer deslocagem do terreno gera uma grande vazagem, já que a pressão no mágma é muita intensa;
- A região é observada de perto, e não se sabe se realmente vai haver uma super erupção, os dados mostram que tudo está estável.