Você conhece a origem dos mórmons? Quer saber sobre a doutrina deles? Sobre relação deles com maçonaria e de onde tiram grana? Se liga! Em ...
Você conhece a origem dos mórmons? Quer saber sobre a doutrina deles? Sobre relação deles com maçonaria e de onde tiram grana? Se liga!
Em meu último texto sobre os mórmons apresentei um breve histórico e as atuais estatísticas sobre mórmons pelo mundo, neste texto falarei sobre o que faltou sobre este curioso grupo neste querido mundo de Duterte.
Histórico pré-Joseph
Assim como dito no último texto, os mórmons acreditam que os índios da América do Norte são descendentes de Judeus que foram para lá 600 anos antes de Jesus nascer, e que eram guiados pelo profeta chamado Lehi, que tinha 6 filhos, entre eles os dois principais, Nethi, o filho favorito, e Laman, o desgostoso da família. Após a morte de Lehi, a “tribo” se dividiu em duas, os seguidores de Nethi, Nethitas, e os seguidores de Laman, Lamanitas. Desde a cisma, as tribos começaram a brigar entre si, sendo os Nethitas religiosos e os Lamanitas não religiosos (ateus sempre fudendo a parada), ao final desse conflito, os Lamanitas exterminam os Nethitas, nessa época o líder dos nefitas era nosso querido Mórmon, que antes de ser morto escreveu toda essa história muito loca em placas de ouro (uma coisa bolada dessas tem que ser escrita em ouro, o que você queria? Papel? Estanho? Argila? Não, tem que ser ouro) que seriam futuramente entregadas ao grande Josephinho Júnior. Nessa sequência, Deus resolveu punir os Lamanitas escurecendo sua pele (melhor punição) e, com o passar do tempo, os descendentes dos Lamanitas esqueceram suas tradições judaicas, dando origem a todos os índios americanos (melhor desculpa do século para explicar algo sem sentido nenhum).![]() |
O bom e velho Lehi |
Base de crenças
Resumindo em miúdos:
- Os mórmons creem em Pai (Deus), Filho (Jesus) e no Espirito Santo como entidades separadas e que Jesus é o messias que é tanto homem quanto Deus, que veio para nos salvar e se sacrificou na cruz para nos proteger, basicamente uma cópia absoluta da crença católica, porém, além da crença na Bíblia de uma forma muito parecida com a Igreja Católica, eles possuem um outro evangelho, também, segundo eles, de Jesus Cristo, o Livro de Mórmon, usando sempre ambos em suas pregações.
- Através do sacerdócio, explicado no último texto, o presidente da igreja tem a legitimidade para liderar os santos dos últimos dias, possuindo um caráter profético no nível de Moises e Abraão, além da autoridade de passar esse sacerdócio para outros líderes, através da imposição de mãos, dando à eles essa mesma autoridade e simbolismo.
- A doutrina mórmons leva os preceitos do proerd à risca, advertindo sobre uso de bebidas alcoólicas, tabaco, chá e café, e proíbe o uso de qualquer droga ilícita.
- Os mórmons também seguem uma lógica de dizimo idêntica a dos evangélicos no Brasil, em que os membros são obrigados a doar 10% da sua renda para a igreja.
Coleção "2 por 1" mórmon |
Influencia maçom
Os mórmons, além de terem uma base extremamente próxima ao catolicismo romano, tiveram várias outras influencias, tendo vários rituais “inspirados” em rituais maçons (aspas devido à uma cópia digna de um processinho), essa inspiração se deve ao fato de que o próprio Joseph era um Mestre-Maçom, e utilizava sua posição no grupo para propagar suas crenças e conseguir proteção politica.![]() |
"O segredo da maçonaria é manter um segredo" - Joseph Smith Jr |
Riqueza
Os mórmons são a 12° religião (desconsiderando ateístas e agnosticistas por motivos óbvios) com a maior renda familiar nos EUA, e, como o dizimo é baseado em porcentagem e não em valores absolutos, quanto maior a renda de seus membros, maior a renda da igreja, principalmente considerando que 90% do dinheiro da instituição vem do dizimo.Em 1996 estimasse que a igreja coletou 5.2 bilhões de dólares em dizimo, e ela também possui participação financeira de empresas e corporações, entre elas a AgReserves Inc, a maior produtora de nozes dos EUA, a Bonneville International Corporation, a 14° maior cadeia de rádios dos EUA, e o Deseret Cattle and Citrus Ranch, o maior rancho para carne de vaca do mundo (1.263 km²), existem também mais de 230.000 acres de terras sob o nome de Farmland Reserve Inc, oficialmente essas terras seriam dadas a fiéis para que produzam de forma familiar, contudo várias denúncias, especialmente vindas de ex-mórmons apontam que isso seria uma fachada para uma grande corporação agrícola, com braços no Havaí, Nebraska e em vários países da América do Sul (incluindo Brasil), entre outras.
Também em 1996, a patrimônio da igreja foi estimado em US$ 30bi, colocando-a acima de empresas como Nike e Gap.
![]() |
Algumas das empresas mórmons |
Conclusão
Fontes e links externos
- Site brasileiro dos mórmons
- Vídeo sobre a doutrina mórmon
- Mini-documentário do History sobre os mórmons
- Texto sobre a relação mórmon-maçonaria
- Texto sobre como essa visão está hoje em dia
- Texto sobre de onde vem o dinheiro da igreja
- Gráfico sobre a renda média de vários grupos religiosos e não-religiosos
- Texto sobre a polemica da Farmland