Qualquer pessoa viva hoje conhece sobre a primeira grande guerra , sabem que ela deu origem à segunda, mas a maioria quase não sabe nada sob...
Qualquer pessoa viva hoje conhece sobre a primeira grande guerra, sabem que ela deu origem à segunda, mas a maioria quase não sabe nada sobre o que aconteceu nesse, que foi o conflito armado mais zoneado da história do mundo.
![]() |
Chamada da Primeira Guerra |
A guerra para acabar com todas as guerras
Como começou?
Toda e qualquer guerra precisa de um bom motivo para começar, seja econômico, seja político, seja religioso, ou até mesmo por brigas de família (Guerra das Rosas).
E seguindo a regra, a grande guerra também começou por algumas desavenças que resultaram em uma enorme tensão na Europa.
![]() |
Mapa da Europa de 1914 |
O barril de pólvora da Europa
Quem olha para a Europa de hoje nem imagina como ela era no começo do século passado. Desde a reforma protestante, os países europeus sempre ficaram entre períodos de paz e guerra. Uma dessas guerras foi a Franco-prussiana, uma guerra entre os reinos germânicos e a França.
Nessa guerra, os reinos germânicos derrotaram a França e tomaram dois territórios do país (Alsácia e Lorena), e se unificaram sob a bandeira do Império Alemão. A França por outro lado ficou abalada com a derrota e guardou esse rancor da nova Alemanha.
Outra guerra que apareceu foi uma guerra entre o Império Otomano e o Império Russo. Nessa guerra, a Rússia tentou tomar as terras dos Bálcãs dos Otomanos, nessa treta o lugar virou uma bagunça, vários estados se tornaram independentes e viraram vários países, entre eles a Sérvia, que vai ser crucial para o começo da guerra. O que aconteceu depois é que uns territórios ficaram autônomos mas sob a jurisdição do império Austro-Húngaro. Se você também achou confuso, saiba que eles também.
Os Húngaros resolveram anexar os territórios autônomos para si e que se dane o resto. Mas os Sérvios acreditavam que um dos territórios pertenciam a eles, o território onde hoje fica a Bósnia.
Nessa situação vale também falar que a Alemanha havia se tornado uma potência bélica e estavam procurando mais influência política na Europa, já que de todos os grande países europeus, eram os alemães que tinham menos colônias.
O Estopim
Com todo esse caldo misturado, todo mundo já estava esperando por uma guerra, o que desencadeou uma grande corrida bélica no continente. Se algo acontecesse, o potencial de uma guerra gigante era imenso, já que estava todo mundo armado até os dentes.
Nessa corrida, a França formou uma aliança com a Rússia, para conter os possíveis atos agressivos da Alemanha, essa aliança também contou com a Inglaterra, que era a maior potência da época. O nome dessa aliança era Tríplice Entente.
Do outro lado, a Alemanha se aliou à Itália e ao império Austro-Húngaro, o nome escolhido foi Tríplice Aliança.
![]() |
Mapa das alianças na Europa |
No começo do século XX, os húngaros e os sérvios já estavam se estranhando, e os sérvios até faziam atentados no rival, o que logicamente irritou imensamente a corte húngara, que estava se segurando para não começar uma guerra.
Foi aí que o filho do imperador, Francisco Ferdinando, teve a brilhante ideia de dar uma de Kennedy no território disputado, e desfilar de carro aberto na cidade de Sarajevo em 28 de Junho de 1914.
Então, o que podia dar errado deu, e do meio da multidão vibrante em volta do carro, surge um figurão que era da militância sérvia, um cara chamado Gavrilo Princip sacou um revólver e atirou no príncipe e na sua esposa, assassinando os dois no meio do desfile.
![]() |
Representação do momento do atentado |
![]() |
Rosto do meliante |
Com toda essa confusão, veio a crise de Julho, uma avalanche de manobras políticas que só pioraram a situação já existente. Depois disso, o imperador, com sangue nos olhos, em 28 de Julho declarou guerra à Sérvia como represália contra os atos cometidos contra seu herdeiro.
A Guerra
Quando o império Austro-Húngaro declarou guerra ao reino da Sérvia, a Rússia logo se posicionou a favor dos sérvios, e puxou a França junto, já que eram aliados. O império Alemão por sua vez se pôs do lado de seu aliado húngaro. A Itália deu para trás e não se envolveu no conflito de cara, sob a justificativa de que a aliança era um pacto defensivo e não ofensivo.
A partir daí já começa um dos capítulos mais sangrentos de nossa história. Mas a continuação desse conto fica para outra parte, já que o artigo ficaria gigante se fosse colocado tudo aqui. Então nos vemos na parte 2!
Fontes:
World War I - Britannica
World War I - Britannica