Bem, o futuro da viação é um tema complicado de se debater, pois se trata de futuro e de uma tecnologia que se mantém a anos sem mudar muita...
Bem, o futuro da viação é um tema complicado de se debater, pois se trata de futuro e de uma tecnologia que se mantém a anos sem mudar muita coisa, mas algo me diz que o futuro pode ser não aviões a jato que vão a velocidade do som, mas sim, aviões que consomem o minimo de recurso possível. Percebemos que o cenário global atual é muito mais voltado a não "ferrar" com ambiente que simplesmente chegar em um lugar do planeta a velocidade do som, como foi a proposta do Concorde.
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Foto do Concorde |
O futuro com baleias voadoras
Na questão de preservar e levar a onde for possível, é que nasce o Airlander, ou HAV 304 Airlander, uma nave que chamam de hibrida, pois une a tecnologia dos dirigíveis junto a tecnologia de aviões, que consegue carregar cargas enormes, o melhor dos dois mundos na minha opinião(sou muito fã de dirigíveis).
Qual a vantagem desse tal de HAV 304? Nós temos aviões de carga enormes, não é mesmo?
Nós possuímos aviões monstruosos, mas o Airlander em relação a esses aviões tem o destaque de poder aterrizar em água, gelo e terra, possibilitando a aterrizagem em áreas remotas que não tem possibilidade de aterrizar um monstro que é um avião cargueiro. Onde empregar essas aterrizagens?(você deve estar se perguntando), imagine um país como o Nepal, onde ocorreu um terremoto, os países maiores decidem ajudar, como enviar os mantimentos para a população que esta em estado de calamidade e que não tem uma pista de pouso? Mandamos um Arilander!
Nós possuímos aviões monstruosos, mas o Airlander em relação a esses aviões tem o destaque de poder aterrizar em água, gelo e terra, possibilitando a aterrizagem em áreas remotas que não tem possibilidade de aterrizar um monstro que é um avião cargueiro. Onde empregar essas aterrizagens?(você deve estar se perguntando), imagine um país como o Nepal, onde ocorreu um terremoto, os países maiores decidem ajudar, como enviar os mantimentos para a população que esta em estado de calamidade e que não tem uma pista de pouso? Mandamos um Arilander!
Outra vantagem obvia do Airlander é seu baixo consumo de recursos. Inflado com hélio, o gasto de energia se deve apenas para movimentação da aeronave, logo o gasto de energia é muito reduzido compara ao gasto de levantar uma carcaça colossal de alumínio.
Quem sabe o futuro possa ser uma nádega gigante voadora? |
Marcas do passado
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Essa é uma das imagens que vêm na cabeça de muitas pessoas quando falamos de dirigíveis. |
Um erro recente
Recentemente o Airlander meteu o bico no chão, mas graças a seu interior de Hélio, ele não explodiu, mas mesmo assim, num segundo teste, um problema desses pode dar uma visão um pouco mais pessimista do projeto.
Creio que isso não é o suficiente par o abandono do projeto, já vimos aviões enormes caindo e pegando fogo, e mesmo assim continuamos usando deles.
Para você leitor, qual será o futuro da aviação? Dirigíveis como Airlander por todos os lados? Deixe nos comentários!