A natureza é rica em formas e cores, e os animais usam disso para se protegerem, uma das formas mais clássicas é a camuflagem.
![Ao Reencontro com a Natureza [3] - A camuflagem e o ambiente. Ao Reencontro com a Natureza [3] - A camuflagem e o ambiente.](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiss1bhSzhlVuPM-xvkMylPW8m94G5f1PEMQmJcURLl-k_-Ny6nSuhgOgEw2AYIGPsxXn-XkKv6HQB-_kDfMIt7feClqJB1gOCLhhGdVvbjtXVwE5mbpdLW-Md7fC6FcrtOmjEKaa4bL6tr/s320/reencontro_natureza_3_5.png) |
Ao Reencontro com a Natureza [3] - A camuflagem e o ambiente. |
Muitos insetos, principalmente lagartas, borboletas, mariposas e besouros, apresentam uma camuflagem extremamente desenvolvida. A camuflagem desses seres não necessariamente apresenta texturas, constantemente é apenas um contraste escuro na parte posterior do corpo, o que irá trazer uma contrastação com ambiente um pouco diferenciada. Embora pareça não ter efeito, acontece que os animais que são iluminados por cima pela luz do Sol, enquanto nas zonas inferiores eles permanecem em sombra, sendo assim a coloração por contraste compensa o efeito da luz. Um exemplo disso são os pinguins, que naturalmente em mergulho, por apresentarem o dorso escuro, não são visto pelas focas que mergulham por cima, e também não são vistos por baixo, já que o peitoral branco some diante a luz do Sol.
Alguns animais assumem a forma de objetos presentes no meio que vivem. As larvas de alguns insetos (
tricópteros ou, como eu gosto de chamar: demônios voadores em miniatura, que embora bonitinhos, só são bonitinhos longe da sua cara) que vivem na água, constroem estruturas semelhantes a casulos usando galhos e areia, já alguns caranguejos pegam algas/esponjas e colocam sobre a carapaça e esperam que esses seres se desenvolvem ali mesmo. Alguns animais são mais óbvios, por exemplo o bicho-pau, que imita um pau. Alguns animais usam a camuflagem quando é conveniente, algumas lagartas por exemplo, quando ameaçadas, se enrijecem e se tornam semelhantes a uma folha.
 |
DESAFIO: um lagarto ou um gafanhoto? |
Alguns animais coloridos, como os peixes de recife de corais, apresentam suas cores como forma de camuflagem. Sozinhos são fáceis de se ver, mas quando próximos ao fundo do recife, as cores para o predador se embaralham ao fundo, tornando-os quase invisíveis. Zebras são outros desses seres de camuflagem diferenciada, elas quando separadas são fáceis de se observar, mas em grupo ficam praticamente impossíveis, para um predador, de se diferenciar a unidade do todo.
 |
Zebras, pastando( e a melhor legenda das Américas) |
A camuflagem é um dos maiores feitos da evolução, no mundo animal é simples, quem não está camuflado, morre e não deixa descendentes. Ao longo de anos para se encontrarem, os mesmos animais que desenvolveram a camuflagem, desenvolveram métodos de identificação, por cheiro ou por sons.
 |
Corujas, ela te vê, mas você consegue vê-la? |
Mas é isso, ao observar a natureza preste atenção naqueles que estão bem escondidos!