Bem, essa série se baseara num livro da década de 70 que relata como se chegar ao Encontro da Natureza. O livro está um pouco desatualizado, embora ainda seja riquíssimo no mais belo conteúdo fotográfico e textual.
 |
Ao Reencontro com a Natureza - Como encontrar a natureza? |
Sou um amante da natureza e dos animais, principalmente daqueles que vemos e daqueles que não vemos e do estudo de como eles chegaram até aqui, sou um apaixonado pelas estruturas dos seres e as ligações que existem entre uma abelha e um ser humano, é sério, são incríveis.
Mas o ponto que quero chegar não é esse, o ponto é: como encontrar a natureza nessa nova era em que se lê conteúdo sentado em frente a uma tela brilhante totalmente artificial?
Bem, eis que me surge a ideia da série, em Reencontro com a Natureza(qualquer analogia é mera coincidência).
Ao Reencontro com a Natureza.
Pois bem, nosso país é riquíssimo em parques e ambientes naturais de beleza impressionável aos olhos humanos, reservas de natureza intocada, mas tudo isso, obviamente, tem um preço, e nem sempre se pode pagar tão caro, nesse caso, caro está na faixa de preço de: uma passagem de avião, hospedagem, alimentação e o preço da entrada no local que você quer.
Bem, então, a recomendação primeira que tenho a você é: vá para o jardim. Aqueles que possuem em casa um jardim são extremamente felicitados, ou ainda, aqueles que moram em condomínios arborizados, apresentam em mãos um pequeno, mas poderoso espaço de natureza.
 |
Um exemplo de jardim pequeno |
Agora, caso não tenha o requisito acima, não se decepcione, você pode criá-lo. Se você mora em um apartamento, isso não o impede de criar sua própria natureza. Um pequeno cocho de hortaliças, um vaso de flores simples, é suficiente para que você crie uma microfauna e uma microflora em qualquer lugar.
 |
Uma quantidade boa de plantas para um apartamento. |
Caso perceba que não existam animais em seu bioma, importe-os, existem casas de animais que funcionarão bem em seu ambiente, além de claro, animais domésticos como ratos, cães e gatos. Obs: por favor, não compre aves.
Agora que já temos tudo, ao menos eu espero que sim, vamos ao reencontro da natureza.
Encontrando a Natureza
Como nosso texto base ensina, devemos apurar nossos sentidos. Muitas pessoas estão acostumadas com o cinza dos prédios e as cores de outdoors e falsas cores do computador, mas, e se eu te disser que existem todas essas cores naturalmente na natureza?
 |
Uma flor de cor predominantemente #D60D58 |
Bem, independente de onde você esteja, pare para sentir o cheiro. Uma dica é a terra molhada, que exala um cheiro extremamente agradável. O capim, ao ser amassado em sua mão exala um perfume simples e maravilhoso que irá te levar ao encontro da natureza.
 |
Capim, puro e simples. |
Lembra o cocho de hortaliças que recomendei? Pois bem, hortas são o lar dos mais surpreendentes cheiros da natureza, desde os mais adocicados e perfumados como da camomila, ao mais forte como o do orégano e do manjericão.
 |
Não, camomila não nasce no mercado. |
Nosso segundo passo é desenvolver o tato. Não exite em pegar nas folhas de vegetais. E exite em pegar folhas desconhecidas, uma dica, se for colorida demais para uma folha, não pegue, folhas são naturalmente verdes, mas isso não torna as verdes livres de efeitos colaterais, logo, a melhor dica é pesquisar.
Perceba os diferentes aspectos envolvendo os elementos de textura dos elementos naturais, desde o espinhoso cactus a macia textura dos pêssegos(esses mais difíceis de se encontrar em países tropicais), passando pela lisa casca de uma manga.
 |
Pêssegos são macios e fofos, vai por mim. |
O ser humano não é feito só de tato e olfato, o que temos de muito privilegiado é a visão, pare e observe os menores elementos naturais, todos os dias se possível. Pegue uma xícara de café de manhã e delicie-se observando as folhas novas brotando no ambiente e as velhas folhas se degradando. Não se preocupe, a natureza nunca é a mesma dia algum, e sim, ela se degrada.
Demos nossos primeiros passos para reencontrar a natureza, mais a frente, vamos nos aprofundar nela.