Já precisou de um paper científico para algum trabalho? Use o ScienceFair! E poderá encontrar vários de graça! Quando um programa de computa...
Já precisou de um paper científico para algum trabalho? Use o ScienceFair! E poderá encontrar vários de graça!
Quando um programa de computador te conquista pela sua proposta antes mesmo de ser testado, amigos, isso é sensacional.Por que ScienceFair?
A forma como acessamos, lemos e reutilizamos a literatura científica é amplamente controlada por algumas grandes organizações de publicação. Isso é estagnar a sociedade.
Muitas inovações maravilhosas estão sendo exploradas fora dessas organizações, mas raramente são integradas nas plataformas onde as pessoas realmente acessam a ciência.
Temos uma visão de um futuro diferente, melhor, para a ciência. Um futuro mais justo, inclusivo e aberto. Um futuro que facilita inovar e explorar e onde os usuários controlam e personalizam suas experiências.
ScienceFair tem como objetivo ajudar a pavimentar o caminho para esse futuro. O principal que o distingue? Liberdade do controle centralizado.
Nossa versão 1 é apenas o primeiro passo. Esperamos que você tente e se junte a nós.
Obrigado, a equipe do ScienceFair
Em resumo o ScienceFair veio para disponibilizar papers científicos gratuitamente, dos mais diversos temas, todos em um mesmo lugar. A meta principal, como deixaram claro, é facilitar o acesso à ciência, pois na maioria das vezes, a busca por papers não é lá muito fácil, ou são de acesso pago, inclusive ele será muito bem utilizado pela equipe do QN para produção de diversos posts.
Esse programa construído em uma das minhas bases aplicacionais favoritas, o Electron, visa criar uma base de dados grande de papers científicos disponíveis na web via, acredite se quiser, p2p, ou peer to peer, o famoso torrent.
A primeira vez
A princípio, ele demorou bastante para sincronizar a base de dados, o que me deixou feliz, e não triste como era esperado. Essa demora me fez crer que a quantidade de registros no banco de dados era alto, sendo assim, estaria eu em poucos minutos (nem tão poucos assim) diante de uma quantidade massiva de dados.![]() |
ScienceFair sincronizando o banco de dados |
Funcionamento
O programa é de uma simplicidade absurda, digitando termos na barra de pesquisa gigante que se encontra no centro do programa, assim como você faria no Google, temos os resultados quase que instantaneamente, se você for bem especifico, posso dizer que tudo ocorre no mesmo momento.![]() |
Página inicial do ScienceFair |
Nas informações sobre o paper temos:
- Pequena descrição
- Data
- Título
- "Criadores"
- De velocidade da rede
- Resultados da pesquisa
- Arquivos salvos em cachê
- Fontes de dados
- Conteúdo: onde há um guia para a leitura do texto ao lado.
- Figuras: onde há uma listagem de todas as imagens descritas.
- Referências: onde se encontram as referências do paper.
- Informações: onde se encontram todas as informações sobre o paper.
![]() |
Modo de leitura do ScienceFair |
De baixo do capô
O ScienceFair é completamente feito com código aberto sob a licença MIT, ou seja, tem todo o código para visualização para qualquer um que queira ver. Se você está interessado basta acessar o GitHub. Além da API Electron que já citei ser usada, o ScieceFair usa de algumas bibliotecas interessantes:
- Uso da API searchindex : essa API serve para pesquisa de textos e indexação.
- Uso do Dat's hyperdrive: que é um sistema de arquivos que visa segurança e o trabalho em tempo real.
Na página do ScienceFair, o que mais me deixou feliz foi ver o suporte desse programa de código aberto, realizado pela Mozilla Science e a eLife.