Lugar de soldado é no tanque Presentes em qualquer meio militar moderno e em qualquer jogo voltado para o ramo, os tanques de guerra, ou MB...
Lugar de soldado é no tanque
Presentes em qualquer meio militar moderno e em qualquer jogo voltado para o ramo, os tanques de guerra, ou MBTs, são uma parte essencial de qualquer corpo militar moderno.
Desde grandes veículos com enormes canhões, a mecanismos mais compactos com algumas metralhadoras de alto calibre, esses monstros de metal estão a mais de 100 anos assombrando os campos de batalha.
Então desencrave seu canhão e venha conhecer um pouco sobre a história dos tanques de guerra.
1916, o Mark 1
O primeiro modelo realmente montado que se tem noticia, foi inventado pelos ingleses em 1916, para romper o bloqueio das trincheiras na primeira guerra.
O jeito que ele surgiu foi bem engraçado: Certa vez um dos engenheiros viu um tipo de trator agrícola que utilizava duas esteiras como rodas para não afundar na lama, aí ele pensou: "E se eu colocar um canhão com umas placas de metal em cima e botar uma galera dentro?". Nasce assim o primeiro protótipo real de um tanque de guerra.
Quando o projeto terminou, o primeiro modelo construído foi batizado de Mark 1.
![]() |
Mark 1 em operação na França em 1916 |
Quando foram mandados para a guerra, vários tanques foram capturados pelo exército alemão. Com alguns modelos em mãos, o exército do Kaiser construiu seu próprio modelo, que seria exposto alguns meses depois, o A7V.
![]() |
A7V em algum momento da guerra |
Os novos inventos tornaram a guerra em algo surreal, deixando os soldados aterrorizados quando viam aqueles monstros de aço vindo em sua direção, lhes dando somente a opção de tentar fugir, já que suas armas nada faziam contra os veículos inimigos.
As inovações no entre guerras
No pequeno período de paz entre 1918 e 1939, vários países investiram uma grana pesada para desenvolver os tanques como arma de guerra.
Nesse período temos vários destaques que valem a pena ser citados como:
Panzer
A Alemanha, mesmo com as limitações do tratado de Versalhes, desenvolveu sua linha de blindados leves para uso militar, os Panzerkampfwagen, que eram bem rudimentares.
![]() |
Modelo I do Panzer de 1934 |
Modelos T
Enquanto isso, na URSS, os engenheiros desenvolveram seus próprios blindados, apesar de as linhas não terem nomes, os modelos tinham um prefixo T de Type, e os dois últimos dígitos do ano de desenvolvimento.
![]() |
T-26 em uso durante 1941 na guerra de inverno |
Modelos
Nos States, os primeiros blindados foram montados pela Ford, e como era de costume da empresa, os nomes consistiam em um prefixo M de Model, e o número do modelo.
Apesar de terem modelos que foram usados na primeira guerra, os primeiros destaques se deram no entre guerras.
![]() |
O primeiro modelo M1 (foto sem data) |
A Segunda Guerra
1939 chega como um rolo compressor, e com a chegada das guerra, o mundo pode ver o que se produziu no entre guerras em ação.
No começo da guerra, os tanques utilizados eram os velhos modelos da década de 30, mas com o passar de alguns meses, novos modelos foram surgindo e tornando os antigos obsoletos.
Os principais destaques da segunda guerra foram:
M4
Os modelos M4 dos EUA, foram sem dúvida, uns dos modelos mais lembrados da segunda guerra. Eles eram tanques médios com boa autonomia e bom poder de fogo, mas tinham um problema, como seu combustível era gasolina, os M4 eram muito propensos à pegar fogo "do nada".
Foram levados para a Normandia no dia D, e foram usados entre 1942 e 1953.
![]() |
M4 em operação no deserto |
T-34
Do outro lado do mundo, na URSS, as joias de Stalin eram os T-34, tanques médios que receberam o título de mais práticos da guerra. Sua primeira aparição foi na invasão da Polônia, quando um deles atravessou as linhas alemãs e saiu destruindo tudo no caminho. Ele só foi parado quando levou um tiro a queima-roupa de um obus alemão.
Sua facilidade de produção e seu baixo preço, o tornaram um tanque com vários exemplares montados e com vários variantes. Ficou em operação a partir de 1938 e é usado até hoje.
![]() |
T-34 em missão na segunda guerra |
Mk IV Panzer
Esse monstro alemão foi o mais usado na segunda guerra por parte do eixo, sendo um dos melhores tanques de toda a guerra, era quase imbatível nos seus primeiros anos de missão. Ficou acima de vários modelos durante anos, e só foi superado por outros modelos que surgiriam depois.
Foi usado por toda a guerra entre 1939 a 1945.
![]() |
Panzer IV em 1940 |
Tiger
O Tiger foi o tanque mais parrudo usado na guerra, sendo uma variação do Panzer IV, esse aqui era mais pesado e tinha mais poder de fogo. O projeto dele tem uma montagem muito curiosa, o Tiger é basicamente um canhão anti tanque acoplado em um chassi de Panzer modelo Panther.
Teve duas versões, e a de mais destaque foi a segunda, que se tornou icônica. O Tiger foi produzido entre 1942 e 1944.
![]() |
Tiger II em algum lugar na Europa em 1944 |
Protótipo Maus
Seguindo a lista, esse aqui nem chegou a ser usado de fato, o Maus foi um projeto alemão que consistia em um tanque gigante com um alto poder de fogo. Como o projeto foi interrompido quando a Alemanha foi ocupada, um modelo autêntico nunca foi construído. Só que os soviéticos recuperaram os projetos e plantas do tanque e fizeram uma réplica que está exposta no museu de tanques da Rússia.
![]() |
O único Maus construído em exposição no museu de tanques |
Pós guerra
Depois da guerra, a corrida entre EUA e URSS alavancou a pesquisa bélica voltada aos blindados.
Nesse período, surgiram vários modelos interessantes e que são destaque até nos dias de hoje.
IS-3
O IS-3 foi desenvolvido no final da guerra, mas só foi ser usado durante operações da guerra fria no oriente médio. Foi o primeiro que vinha com o conceito de blindagem arredondada e com torre baixa.
Considerando que foi desenvolvido em 1944, mesmo que seja no final, ele pode ser considerado o melhor tanque da segunda guerra. Mas seu uso em larga escala só foi ser efetivado na década de 50.
Por ser caro, sua produção durou entre 1945 a 1947, e depois disso as unidades foram vendidas para outros países.
![]() |
IS-3 em apresentação na Rússia |
M1 Abrams
Provavelmente o mais conhecido da guerra fria, o M1A foi a ponta de lança dos EUA em operações no oriente médio e em outros lugares. É um tanque que ainda hoje é considerado um dos mais eficientes do mundo.
Foram vendidas mais de 2000 unidades para países orientais, e atualmente os EUA tem mais ou menos 8000 unidades operacionais. O modelo é produzido desde 1980.
![]() |
M1A2 em operação no Iraque |
T-80
O T-80 foi a resposta da URSS ao M1, sendo desenvolvido no final da década de 70, é um dos tanques mais icônicos da União Soviética e é utilizado até os dias atuais. É um modelo médio de blindado que estrutura a espinha dorsal do exército Russo desde 1976 até os dias atuais.
Suas variantes foram produzidas em larga escala e compuseram o corpo militar de vários países do bloco soviético.
![]() |
Esse belo wallpaper é um T-80 no campo de treinamento |
Hoje
Os tanques mais modernos são impressionantes, e mostram o progresso feito ao longo dos anos.
Com modelos de blindagem mais eficientes, equipamento ofensivo mais preciso, e mobilidade com maior potência, os blindados modernos apresentam um desempenho extraordinário como veremos a seguir.
Leopard
A Alemanha sempre foi um destaque global no quesito blindados, e seu modelo principal, o Leopard, que forma o corpo militar de vários países, inclusive o Brasil que tem 378 modelos do blindado.
Ele tem um bom poder de fogo e uma blindagem bacana, aliada a uma boa mobilidade, o tornando um ótimo veículo para operações de pequena escala.
![]() |
Leopards1A5Br em posse do exército brasileiro |
T-90 MS
Essa pérola russa que compõe a divisão especial do exército, foi desenvolvido com o objetivo de substituir todos os tanques antigos do país, esse projeto foi interrompido pela falta de fundos.
Tem um sistema de blindagem moderno e ótimo poder de fogo, sendo muito útil em operações rápidas e efetivas.
![]() |
T-90 em treinamento |
T-14 Armata
Esse aqui é considerado o mais moderno do mundo. O modelo russo é um projeto de modernização militar que foi interrompido por dificuldades econômicas.
Consta com um sistema de blindagem ativa, armamento anti aéreo, sensores a lazer e poder de fogo excelente.
![]() |
T-14 em desfile na praça vermelha |
E aí? Qual desses você acha que é superior aos seus contemporâneos? Qual você acha que faltou aqui? Deixa aqui nos comentários.
![]() |
Russo tem problema só pode |