De todos os besouros rinoceronte, nós aqui no Brasil chamamos comummente de escaravelhos, o Dynastes hercules é sem sombra de dúvidas o ma...
De todos os besouros rinoceronte, nós aqui no Brasil chamamos comummente de escaravelhos, o Dynastes hercules é sem sombra de dúvidas o mais famoso, e também, um dos mais incríveis.
Para você que curtiu mesmo o Hércules, abaixo um vídeo de 30 minutos com um tutorial para confecção de um Hércules de origami:
O nosso querido Hércules está presente nas florestas do Centro Sul e do Sul da América, seu tamanho, acredite, chega aos 17,14 cm!
O chifre do Hércules
O Hércules se destaca pelos seus chifres:
Cefálico (aquele que sai da cabeça), que se curva de forma ascendente e pode ser fechado contra o torácico (aquele que sai do abdômen, mais especificamente do pronotum), que se curva de forma descendente, esse chega a ficar maior que o corpo do besouro. A parte inferior do chifre torácico é revestida por uma faixa grossa de pelos castanhos finos.
Exemplar do Dynastes hercules hercules |
O Hércules desenvolveu uma garra grande, que funciona de forma semelhante a garra do Uca, um grupo de caranguejos. Como na maioria dos besouros da Dynastes, a garra tem uso em batalhas para disputas de fêmeas, essas não tem chifres, o que as tornam menores que seus parceiros.
Diferenciações entre os espécimes
Há uma grande quantidade de espécies de Hércules, a maioria descoberta durante o século XIX, no qual se diferem em sua maioria pela forma de seus chifres.Bom, esse esquema acima é bem interessante, porém, não trás todas as variedades já encontradas, abaixo deixo uma lista com o restante:
- Dynastes hercules hercules (Catalogado em 1758, Guadalupe e Dominica)
- Dynastes hercules ecuatorianus (Catalogado em 1913, Colômbia, Equador, Peru, Brasil e Bolívia)
- Dynastes hercules baudrii (Catalogado em 1976, Martinica)
- Dynastes hercules reidi (Catalogado em 1977, Santa Lúcia)
- Dynastes hercules lichyi (Catalogado em 1985, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru e Bolívia)
- Dynastes hercules occidentalis (Catalogado em 1985, Panamá, Colômbia e Equador)
- Dynastes hercules septentionalis (Catalogado em 1985, América Central)
- Dynastes hercules paschoali (Catalogado em 1993, Brasil)
- Dynastes hercules tuxtlaensis (Catalogado em 1993, México)
- Dynastes hercules bleuzeni (Catalogado em 1995, Venezuela)
- Dynastes hercules trinidadensis (Catalogado em 1995, Trinidad e Tobago)
- Dynastes hercules morishimai (Catalogado em 2002, Bolívia)
- Dynastes hercules takakuwai (Catalogado em 2002, Brasil)
Rondando pela web atrás de informações, achei um arquivo muito bem explicado sobre a criação das larvas e do besouro Hércules, vale conferir: A Reprodução / Criação de Dynastes hercules hercules.
Processo larval
Como todo besouro, o Hércules passa por um processo larval, porém essa espécime tem um processo larval muito interessante, já que sua larva se torna enorme e é possível acompanhar bem as fases pelo tamanho da criatura.
O incrível processo de evolução do besouro "Dynastes Hercules"
O Hércules na cultura POP
O Hércules é bem famoso, na Flórida por exemplo, se encontra o May Natural History Museum, tal museu conta com mais de 7.000 espécimes de aranhas, borboletas e besouros (outras variedades de insetos também, é claro), nesse museu, o Hércules já recebeu uma estátua de tamanho impressionante, e a foto original dela está abaixo e uma reconstrução logo em seguida:
![]() |
May Museum of Tropical Insects. |
![]() |
weeki wachee spring florida dynastes hercules beetle |