Epiteto foi um cara importantíssimo dentro do estoicismo, corrente que afirma a prática da virtude como necessária e suficiente para alcança...
Epiteto foi um cara importantíssimo dentro do estoicismo, corrente que afirma a prática da virtude como necessária e suficiente para alcançar a felicidade.
Epiteto via a filosofia moral com um proposito pratico de orientar as pessoas para levar uma vida melhor, podemos resumir tudo em uma frase: viver bem. A insatisfação com a vida teria uma resolução; durante toda a vida quotidiana o homem se envolve em frustrações e problemas, temos que lidar com pessoas hostis, ansiedades, dificuldades, doenças... para Epiteto, esses problemas seriam frutos de crenças errôneas no que é verdadeiramente bom.
Os estoicos vão dizer que a vida feliz é motivada por excelência, ou melhor, por virtudes. Epiteto vai dizer que para progredir na vida com excelência como ser humano, será necessário entender a natureza do ser e manter o caráter moral na condição certa (uso de vantagens sabiamente). Ao contrario dos demais estoicos que diziam ser necessário esforços para atingir a virtude, Epiteto diz ser necessário esforços para mante-la.
O que é preferido para todos são a saúde, a riqueza e amizades; doenças, miséria e exclusão social são rejeitados. Para Epiteto e os demais estoicos, a vida em excelência não se baseia em seguir o que é preferido ou não, se baseia em seguir com aquilo que se mostra virtuoso. Talvez a miséria seja mais virtuosa que a riqueza, ou vice-versa, deve-se seguir sempre na tentativa de manter sua virtude.
Fontes:
Internet Encyclopedia of Philosophy Epicteto
Internet Encyclopedia of Philosophy Stoicism
Epictetus (Stanford Encyclopedia of Philosophy)
Epiteto via a filosofia moral com um proposito pratico de orientar as pessoas para levar uma vida melhor, podemos resumir tudo em uma frase: viver bem. A insatisfação com a vida teria uma resolução; durante toda a vida quotidiana o homem se envolve em frustrações e problemas, temos que lidar com pessoas hostis, ansiedades, dificuldades, doenças... para Epiteto, esses problemas seriam frutos de crenças errôneas no que é verdadeiramente bom.
Mas o que é bom de verdade para Epiteto?
Aí que entra a parte fundamental da ética estoica: apenas aquilo que é feito virtuosamente é bom, os vícios e o que fazemos decorrente deles são maus. A busca pelo prazer e riqueza na visão estoica e epitética são erros em relação à natureza do ser, vantagens como as citadas não beneficiam aquele que às tem em todas as circunstancia, porém, a virtude é concebida como capacidade de usar vantagens sabiamente.Os estoicos vão dizer que a vida feliz é motivada por excelência, ou melhor, por virtudes. Epiteto vai dizer que para progredir na vida com excelência como ser humano, será necessário entender a natureza do ser e manter o caráter moral na condição certa (uso de vantagens sabiamente). Ao contrario dos demais estoicos que diziam ser necessário esforços para atingir a virtude, Epiteto diz ser necessário esforços para mante-la.
O que é preferido para todos são a saúde, a riqueza e amizades; doenças, miséria e exclusão social são rejeitados. Para Epiteto e os demais estoicos, a vida em excelência não se baseia em seguir o que é preferido ou não, se baseia em seguir com aquilo que se mostra virtuoso. Talvez a miséria seja mais virtuosa que a riqueza, ou vice-versa, deve-se seguir sempre na tentativa de manter sua virtude.
Ninguém é mestre do caráter moral do outro, e só isso é o bem e o mal. Ninguém, portanto, pode garantir o bem para mim, ou envolver-me no mal, mas eu sozinho tenho autoridade sobre mim mesmo nesses assuntos. ( Discursos 4.12.7-8 de Epiteto, traduzido de Dobbin)Epiteto afirma claramente que os fatores externos não afetam o que é bom ou mal, o único capaz de dizer isso é o próprio ser, sabendo a principio buscar as virtudes.
Fontes:
Internet Encyclopedia of Philosophy Epicteto
Internet Encyclopedia of Philosophy Stoicism
Epictetus (Stanford Encyclopedia of Philosophy)