Quais são os critérios do que é moralmente certo e errado? A ética normativa tenta responder isso pra gente. O pilar principal da ética nor...
Quais são os critérios do que é moralmente certo e errado? A ética normativa tenta responder isso pra gente.
O pilar principal da ética normativa esta em determinar como padrões morais básicos são alcançados e justificados. Você terá duas categorias principais:
O pilar principal da ética normativa esta em determinar como padrões morais básicos são alcançados e justificados. Você terá duas categorias principais:
- Deontológicas: essas utilizam o conceito de realização de uma atividade correta em principio, por ela ser de natureza correta (pré-concepção). Essas teorias estabelecem critérios formais, como igualdade e imparcialidade.
- Teleológicas: essas utilizam o conceito de bondade e valor trazido por ações como critério principal (pós-concepção). Essas teorias estabelecem critérios materiais, como felicidade e prazer.
As aplicações de teorias normativas enfrentam um problema: como implementar a padrões e problemas morais práticos? Esta parte da ética trata de muitas questões, inclusive a igualdade social.
A teoria da ética normativa trata também de três princípios estratégicos:
Encyclopædia Britannica
Moral Philosophy
Internet Encyclopedia of Philosophy
A teoria da ética normativa trata também de três princípios estratégicos:
- Virtudes: muitos filósofos vão dizer que a moralidade consiste no seguimento de regras definidas belicosamente. Portanto, deve-se aprender tais regras para que as condutas sigam o correto. No entanto, a ética da virtude enfatiza a importância de criar um bom hábito. A benevolência é um ponto chave; uma vez que se tem benevolência, habitualmente se agirá de maneira benevolente. A teoria da virtude é a mais antiga, e vemos ela presente na teoria de Epiteto, por exemplo. É enfatizado a educação mortal pela teoria da virtude, tendo-se que esses conhecimentos são desenvolvidos.
- Deveres: nós como seres humanos temos muitas obrigações. A teoria do dever se baseia no principio fundamental da obrigação. Uma vez que esses princípios são obrigatórios, independente das consequências que podem ser acarretadas. O Filósofo Pufendorf trás alguns conceitos de deveres absolutos que mais me atraem, pois evitam a necessidade de deus, esses deveres são: evitar prejuízos aos outros, tratar todos como iguais e promover o bem ao outro.
- Consequências: a conduta moral correta é determinada unicamente por uma análise das consequências. Esse principio exigiria uma analise prévia do resultado de suas ações. Determina-se se as boas consequências superam as más; se as boas forem maiores, a ação é moralmente apropriada, caso contrario, é moralmente inapropriada. Essa teoria moral tem três subdivisões simples:
- Egoísmo ético: a ação é moralmente correta se as consequências dessa ação forem mais favoráveis do que desfavoráveis apenas ao agente que executa a ação.
- Altruísmo ético: a ação é moralmente correta se for mais favorável a todos, e não ao agente.
- Utilitarismo: a ação se torna moral se as consequências dessa ação forem mais favoráveis que desfavoráveis a todos, incluindo o agente, você pode ler mais em Jeremy Bentham, um dos pais do utilitarismo.
Encyclopædia Britannica
Moral Philosophy
Internet Encyclopedia of Philosophy