O gás natural é um combustível alternativo presente em uma fração pequena dos automóveis do mundo, devido ao tanque necessário, que deve ter...
O gás natural é um combustível alternativo presente em uma fração pequena dos automóveis do mundo, devido ao tanque necessário, que deve ter alta pressão e volume para carregar combustível suficiente para os mais diversos tipos de motoristas. Mas nossos problemas com o gás parecem ter acabado!
Uma razão do volume volumétrico do alvo (v/v) estabelecido pelo Departamento de Energia do EUA é de 263, algo equivalente a 250 bar(medida de pressão atmosférica) a 25º; pesquisadores liderados por David Fairen-Jimenez, um químico da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apresentou uma maneira de tornar o HKUST-1 mais denso e aumentar o volume volumétrico do alvo para 259.
Chegaram a isso tentando converter o HKUST-1 em pó para partículas cristalinas, formando uma rede real de tais partículas. Ao colocar o material em etanol e centrifuga-lo, um acidente com um frasco deixado sob a capa da vácuo permitiu que o álcool evaporasse e gerasse um HKUST-1 super-denso.
E você leitor, já pensou em adquirir, ou tem um carro movido a gás? Compartilhe sua opinião com a gente!
Fonte:
Science
Agência Nacional de Petróleo
Natural Gas, DEO
O gás natural
O gás natural como combustível pode ser interessante, ele apresenta algumas ótimas características:- Abundante no subterrâneo em formações geológicas ricas em petróleo;
- Geralmente custa menos que a gasolina em quantidades equivalentes de energia;
- Produz por quilômetro, cerca de um terço a menos de dióxido de carbono.
- Muito menos denso que a gasolina, para se ter uma ideia: 1 litro de gasolina tem tanta energia quanto 1000 litros de gás natural, na mesma temperatura e pressão. Visando garantir uma bom aproveitamento, ele geralmente é comprimido a 250 vezes a pressão atmosférica.
- Para suporte desse combustível, são necessário tanques caros e uma perda considerável do porta-malas.
Buscando alternativas aos tanques convencionais
Buscando servir alternativa aos tanques convencionais, cientistas desenvolveram variedades de materiais cristalinos esponjosos e porosos que absorvem o metano a alta pressão e o liberam a uma baixa. Uma dessas variedades inclui as denominadas estruturas orgânicas de metal, ou melhor, MOFs, que são compostas de átomos de metal conectados por ligantes orgânicos. Na China o apelidado HKUST-1, armazenava 180 cm³ de metano gasoso por centímetro cúbico do material.Uma razão do volume volumétrico do alvo (v/v) estabelecido pelo Departamento de Energia do EUA é de 263, algo equivalente a 250 bar(medida de pressão atmosférica) a 25º; pesquisadores liderados por David Fairen-Jimenez, um químico da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, apresentou uma maneira de tornar o HKUST-1 mais denso e aumentar o volume volumétrico do alvo para 259.
Chegaram a isso tentando converter o HKUST-1 em pó para partículas cristalinas, formando uma rede real de tais partículas. Ao colocar o material em etanol e centrifuga-lo, um acidente com um frasco deixado sob a capa da vácuo permitiu que o álcool evaporasse e gerasse um HKUST-1 super-denso.
E agora?
Fairen-Jimenez já está na vanguarda dessa tecnologia: abriu sua empresa, a Immaterial Labs, visando comercializar MOFs, podendo assim alavancar o uso de carros a gás.E você leitor, já pensou em adquirir, ou tem um carro movido a gás? Compartilhe sua opinião com a gente!
Fonte:
Science
Agência Nacional de Petróleo
Natural Gas, DEO