Muitos tecidos no nosso corpo são programados para dobrar de maneiras especificas e torcerem-se, cientistas encontraram uma forma de fazer i...
Muitos tecidos no nosso corpo são programados para dobrar de maneiras especificas e torcerem-se, cientistas encontraram uma forma de fazer isso previamente.
Ao escolher a maneira pela qual eles sabem que cada conjunto se curvaria, fizeram então com que a coleção geral de tecidos se dobrasse em várias formas pré-programadas.
No futuro essa engenharia poderá ser usada para criar tecidos e órgãos perdidos, ou que necessitam de reparos.
Fonte:
Science
O que é possível fazer com esses tecidos?
Agora os cientistas aproveitaram esta programação para criar tigelas, bobinas e tecidos ondulados.De onde vem o tecido?
Os pesquisadores começaram com "plugues" de células retiradas de um tecido conjuntivo de embriões de ratos, que é denominado mesênquima, tal tecido contém camadas celulares que se esticam e comprimem.Impressão 3D de tecidos
Ao usar uma impressão 3D, os cientistas padronizaram conjuntos de celulares em um prato de cultura preenchido com um gel com pequenas fibras de matriz extracelular, algo que é naturalmente criado pelo corpo.Ao escolher a maneira pela qual eles sabem que cada conjunto se curvaria, fizeram então com que a coleção geral de tecidos se dobrasse em várias formas pré-programadas.
No futuro essa engenharia poderá ser usada para criar tecidos e órgãos perdidos, ou que necessitam de reparos.
Fonte:
Science